quarta-feira, 8 de abril de 2015

A chegada dos portugueses ao Brasil




O Descobrimento do Brasil ocorreu no dia 22 de abril de 1500. Nesta data as caravelas da esquadra portuguesa, comandada por Pedro Álvares Cabral, chegou ao litoral sul do atual estado da Bahia. Era um local que havia um monte, que foi batizado de Monte Pascoal.
No dia 24 de abril, dois dias após a chegada, ocorreu o primeiro contato entre os indígenas brasileiros que habitavam a região e os portugueses. De acordo com os relatos da Carta de Pero Vaz de Caminha foi um encontro pacífico e de estranhamento, em função da grande diferença cultural entre estes dois povos.
 

Primeiros contatos com os indígenas 
 
Cabral recebeu alguns índios em sua caravela. Logo de cara, os índios apontaram para objetos de prata e ouro. Este fato fez com que os portugueses pesassem que houvesse estes metais preciosos no Brasil. Neste contato os portugueses ofereceram água aos índios que tomaram e cuspiram, pois era água velha com gosto muito diferente da água pura e fresca que os índios tomaram. Os índios também não quiseram vinho e comida oferecidos pelos portugueses. 
 
Neste contato, que foi um verdadeiro “choque de culturas”, houve estranhamento de ambos os lados. Os portugueses estranharam muito o fato dos índios andarem nus, enquanto os indígenas também estranharam as vestimentas, barbas e as caravelas dos portugueses.
 
No dia 26 de abril, foi celebrada a primeira missa no Brasil, rezada pelo Frei Henrique de Coimbra. Após a missa, a esquadra rumou em direção as Índias, em busca das especiarias. Como acreditavam que a terra descoberta se tratava de uma ilha, a nomearam de Ilha de Vera Cruz (primeiro nome do Brasil).


Principal fonte histórica 
 
A principal fonte histórica sobre o Descobrimento do Brasil é um documento redigido por Pero Vaz de Caminha, o escrivão da esquadra de Cabral. A "Carta de Pero Vaz de Caminha" a D. Manuel I, rei de Portugal, conta com detalhes aspectos da viagem, a chegada ao litoral brasileiro, os índios que habitavam na região e os primeiros contatos entre os portugueses e os nativos. 


Qual foi a reação dos índios á chegada dos portugueses no brasil?

Os primeiros contatos foram de estranheza e de certa admiração e respeito. Caminha relata a troca de sinais, presentes e informações.Não pareciam amedrontados, nem assustados pela chegada dos portugueses ; antes pelo contrário, eles vão ao encontro deles para lhes oferecerem umas prendas de boas vindas, como peixes. São contatos que poderíamos chamar de amistosos, não fugiram, a curiosidade foi mais forte. Os índios pareciam contentes com a chegada dos portugueses. porém eles não sabiam o que aquela data vai significar para eles : o princípio das suas desgraças, o princípio dum genocídio pela introdução das doenças europeias (sífilis, tuberculose), pelas guerras internas, pelo extermínio sistemático ; e também o princípio dum etnocídio, pelo desaparecimento progressivo mas rápido da sua civilização. Os portugueses estranharam muito que os índios vivessem nus e não morassem em cidades. Mas os índios também achavam muito engraçadas as roupas que os portugueses vestiam. Quando os portugueses começam a explorar o pau-brasil das matas, começam a escravizar muitos indígenas ou a utilizar o escambo. Davam espelhos, apitos, colares e chocalhos para os indígenas em troca de seu trabalho. 
O canto que se segue foi muito prejudicial aos povos indígenas. Interessados nas terras, os portugueses usaram a violência contra os índios. Para tomar as terras, chegavam a matar os nativos ou até mesmo transmitir doenças a eles para dizimar tribos e tomar as terras. Esse comportamento violento seguiu-se por séculos, resultando no pequenos número de índios que há hoje.






Obs: Essa postagem foi tirada de um trabalho que fiz em grupo na Faculdade de Filosofia ciências e letras, Nossa senhora Aparecida,  na aula do professor Josué Franco. 

Nos fantasiamos de ÍNDIO, para mostrar a  reação que tiveram ao ver os PORTUGUESES. 









Nenhum comentário:

Postar um comentário